SPED CONTÁBIL – 2012 (Hitec Net)

O ECD – Escrituração Contábil Digital, ou mais conhecimento como SPED Contábil foi criado para substituir os livros da escrituração mercantil pelos seus equivalentes no modo digital. Utilizando o Sistema Contábil-tec o cliente gera um arquivo digital no formato especificado no anexo único à Instrução Normativa RFB nº 787/07. Este arquivo pode ser tratado pelos sinônimos: Livro Diário Digital, Escrituração Contábil Digital – ECD, ou Escrituração Contábil em forma eletrônica.

 

Os dados deste arquivo digital já estão de acordo com layout estabelecido em Ato COTEPE, informando todos os documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI. Este arquivo
é submetido ao Programa Validador e Assinador – PVA fornecido pel Receita Federal. O PVA está disponível no site: www.receita.fazenda.gov.br/sped
 

 
Sobre os Prazos de Entrega:
 
Estão obrigadas a entregar o SPED Contábil todas as empresas optantes pelo Regime de Lucro Real. As empresas de Lucro Presumido não estão obrigadas, mas, podem aderir voluntariamente ao SPED Contábil e entregar seus arquivos anualmente.
 
Em 2012 a entrega será até 29/06/2012, referente ao ano base de 2011.
 
Alterações da IN 1.139 de 28 de março de 2011
 
A IN 1.139/11 instituiu sérias mudanças para todas as empresas optantes pelo regime de Lucro Real, das quais os principais destaques são:
 
Obriga a entrega do SPED Contábil para empresas Incorporadas e por empresas do mesmo controle acionário, referente aos dados do ano vigente e anterior ao da incorporação. Com as várias mudanças e aprimoramentos de Layout que tem recebido, o Projeto SPED tem causado muitas complicações e dúvidas a todas as empresas, devido à enorme quantidade de tabelas auxiliares e extenso conjunto de informações detalhadas.
 

Multas Aplicadas:
 

Conforme estabelecido na I.N. RFB nº 787/2007, art. 10, a não apresentação da ECD (SPED Contábil) no prazo fixado pela legislação acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 5.000,00  por mês-calendário ou fração. Benefícios da geração e validação no Sistema Contabil.tec.
 
Benefícios da geração e validação no Sistema Contabil.tec
 

Com o auxilio do Sistema Contabil.tec a validação do SPED Contábil traz inúmeros benefícios
importantes para a empresa: 

  • – Dimensionamento do risco fiscal;
  • – Identificação de erros de processos;
  • – Localização de falhas de processo na geração dos arquivos no ERP;
  • – Percepção da importância de validação/ajustes de dados de origem;
  • – Diminuição de prazo, custo e desgaste ao atender uma fiscalização;

 
Para maiores informações, consulte os links abaixo:
 

http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2007/in7872007.htm
IN787 de 2007 – Atenção ao Artigo 3 no parágrafo 1
 
IN961 de 2009 – http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2009/in9262009.htm – IN que atualiza a anterior.

One thought on “SPED CONTÁBIL – 2012 (Hitec Net)

  1. Bom dia

    O sped contábil pode ser transmitido com a versão 2.2.5 ou a RFB vai disponibilizar outra versão, gostaria que alguem me orientasse nesse sentido, parece que em junho vai ter outra versão do PVA, alguem me ahuda?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.