Hitecnet informa: Fisco cruzará informações de médicos e eSocial na malha fina do IR

Hitecnet informa: Fisco cruzará informações de médicos e eSocial na malha fina do IR

Os contribuintes que vão declarar o Imposto de Renda em 2017 precisam estar ainda mais atentos com as informações prestadas ao Fisco. Isso porque, a partir deste ano, a malha fina passará a cruzar as informações fornecidas pelos contribuintes com aquelas prestadas por médicos e com dados do eSocial.

Desde o ano passado o Fisco solicitava que os profissionais de saúde autônomos informassem o CPF dos seus pacientes em suas declarações particulares.

Porém, essa informação ainda não era cruzada na malha fina, justamente o que começará em 2017.

eSocial

O eSocial, ferramenta usada para cadastro de empregadores e empregados domésticos, é outra novidade deste ano. A malha fina também passará a usar esses dados em seu cruzamento.

Nos últimos anos, a Receita usou as guias de pagamento da Previdência Social para checar informações sobre despesas dos contribuintes com empregados domésticos. Com a instituição do eSocial, em 2016, o Fisco passará a ter mais detalhes sobre esses contratos de trabalho.

Pela regra, é permitido ao contribuinte abater parte do valor pago aos empregados domésticos com tributos, mas somente por meio da declaração completa.

Dessa forma, o Fisco espera identificar deduções indevidas no Imposto de Renda de despesas com empregados domésticos.

 

Fonte: Skill

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.